A importância do DDS na Construção Civil e na Formal Engenharia?

Na Construção Civil, ter conhecimento sobre as técnicas, normas e regras que envolvem este setor é essencial para garantir a segurança dos colaboradores e prevenir acidentes de trabalho.

Pensando no bem-estar e saúde do trabalhador, o Diálogo Diário de Segurança (DDS) surgiu com o objetivo de trazer informações sobre procedimentos de segurança, prevenindo acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e ensinando práticas de atos seguros para melhorar a qualidade de vida do operário no mesmo.

Teve início na década de 90 com o intuito de despertar a atenção dos colaboradores sobre a questão de segurança em sua jornada diária.

O DDS é uma reunião ou encontro diário com as equipes de trabalho, com duração entre 5 a 15 minutos e pode ser realizado todos os dias antes do início do expediente. Seu objetivo é oferecer instruções básicas sobre as atividades que serão exercidas, os fatores de risco e as ações de prevenção, além do respeito às normas da empresa.

Pode ser ministrado pelo líder da equipe, técnico de segurança, profissional do SESMT ou CIPA e até mesmo por um engenheiro de segurança.

Os colaboradores devem ser informados sobre o dia e horário das reuniões e conscientizados da importância dessas discussões sobre temas relacionados à prevenção de acidentes, segurança, meio ambiente, saúde e qualidade.

A prática é simples e rápida, praticamente sem custo algum, mas faz uma grande diferença no ambiente de trabalho.

Seus benefícios principais são:

    Aumento da produtividade;
    Diminuição de acidentes de trabalho;
    Redução de custos com assistência médica;
    Engajamento dos funcionários;
    Aumento do nível de satisfação;
    Aumento do nível de segurança dos funcionários.

O DDS promove grandes benefícios para os colaboradores e construtoras, garantindo resultados positivos, aumentando a performance no dia a dia, tendo maior lucratividade e consequentemente a diminuição de custos.